Filipa Marques | Psicologia Clinica e da Saude
  • Serviços
    • Consulta da Criança e do Adolescente
    • Consulta do Adulto
    • Avaliação Psicológica
    • Aconselhamento Parental
    • Consulta Online
  • Marcação
  • Sobre mim
  • Gabinete
  • Blogue
  • Contactos

BLOGUE

Escola, Take 2: Aprender a Aprender

23/9/2020

0 Comentários

 
Escola, Take 2: Aprender a Aprender
​Agora que a escola já começou e que existe todo um caminho pela frente, é tempo de falar sobre aprendizagem. Para isso é importante responder a duas questões…Como é que os alunos aprendem? O que motiva a sua aprendizagem?
Como é que os alunos aprendem?

A aprendizagem dos alunos é influenciada por diversas variáveis. Uma delas é a opinião que o próprio aluno tem sobre as suas capacidades e competências. Se o aluno tiver uma visão de si positiva acreditando que é inteligente e capaz, isso terá consequências benéficas na sua aprendizagem. Deste modo, é importante os professores reforçarem o sucesso dos alunos dando elogios às suas capacidades pessoais. Pelo contrário, quando o aluno obtém insucesso em determinada tarefa, o foco deve ser colocado no insucesso da atividade e não nas “fracas capacidades” do aluno.

Sabemos também que um dar feedback claro e no momento adequado ao aluno sobre o seu desempenho é uma importante ferramenta para potenciar a aprendizagem. Assim, no desenrolar de uma tarefa torna-se vago dizer “Bom trabalho!” sendo mais útil para o aluno receber um feedback que o oriente no trabalho a desenvolver. É então pertinente dar um feedback explicativo, como “Bom trabalho! O texto estava sintético, com uma gramática adequada e consistente com o tema.”
​
Por último, quanto mais desenvolvidas as capacidades de organização, planeamento, memorização, atenção, concentração e autocontrolo do aluno, melhor a capacidade de aprendizagem. Estas competências de autorregulação podem e devem ser desenvolvidas ao longo do tempo.

E… o que motiva a aprendizagem dos alunos?

A verdadeira vontade interior para aprender e o envolvimento nas atividades e tarefas escolares. Geralmente, os alunos intrinsecamente motivados sentem-se competentes e percecionam as atividades escolares como agradáveis. Esta predisposição para aprender leva a que as aprendizagens sejam mais duradouras e a que os alunos obtenham mais facilmente sucesso escolar. Este tipo de motivação prevalece sobre aquela motivação cuja recompensa vem do exterior, como ter boa nota num teste ou ganhar um presente no final do ano por transitar.

Outro fator que gera motivação para aprender é o aluno estabelecer pequenos objetivos concretos e de curto prazo, com um nível moderado de desafio e passíveis de atingir. Ao definir estes objetivos, facilmente conseguirá obter sucesso nesses desafios concretos, o que o motivará para continuar a aprender e para aumentar a fasquia de exigência.

Publicado originalmente no Jornal de Mafra
0 Comentários



Enviar uma resposta.

    Autor

    Sou a Filipa Marques, psicóloga de formação e de paixão. 

    Criei este blogue com o intuito de partilhar e refletir convosco acerca de vários temas da psicologia que estão presentes no dia-a-dia da nossa vida.

    Archives

    Novembro 2021
    Setembro 2021
    Agosto 2021
    Dezembro 2020
    Novembro 2020
    Outubro 2020
    Setembro 2020
    Julho 2020
    Junho 2020
    Maio 2020
    Abril 2020
    Março 2020
    Fevereiro 2020
    Janeiro 2020
    Dezembro 2019
    Novembro 2019
    Outubro 2019
    Setembro 2019
    Agosto 2019
    Julho 2019
    Junho 2019
    Maio 2019
    Abril 2019
    Março 2019
    Fevereiro 2019
    Janeiro 2019

    Categories

    Todos
    Adição
    Aprendizagem
    Comunicação
    Criatividade
    Desenvolvimento
    Doença
    Educação
    Emoções
    Estudar
    Familia
    Farmacia
    Idosos
    Infantil
    Luto
    Memória
    Psicologia
    Relações
    Sociedade
    Tecnologia
    Trabalho

    Feed RSS

Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.
  • Serviços
    • Consulta da Criança e do Adolescente
    • Consulta do Adulto
    • Avaliação Psicológica
    • Aconselhamento Parental
    • Consulta Online
  • Marcação
  • Sobre mim
  • Gabinete
  • Blogue
  • Contactos